Como fazer comida congela e não perder a qualidade? A comida congelada é uma forma de dar agilidade no preparo das refeições, sendo muito comum na cozinha industrial.

No entanto, não adianta ter agilidade e perder em qualidade. Mesmo que o cliente tenha pressa em ser atendido, quando se fala em alimento o que se procura em primeiro lugar é o sabor.

A comida congelada tem uma técnica correta para garantir que ela não perca a qualidade.

Sendo assim, se você tem um estabelecimento e pretende adotar esse tipo de processo, acompanhe aqui pois daremos algumas dicas bem especiais sobre a técnica ideal, tecnologia necessária e seus benefícios. Confira!

Qual o primeiro passo para garantir comida congelada de qualidade?

Você certamente já comeu alguma comida congelada e pensou que tinha sido preparada na hora. Isso é normal acontecer, pois quando o alimento é congelado e regenerado da forma correta, consegue manter suas características originais.

De imediato, você precisa saber que as grandes empresas que conseguem essa qualidade, tais como as refeições coletivas, contam com uso de técnica e tecnologia.

A técnica se chama Cook and Chill e a tecnologia necessária para esse processo envolve apenas dois equipamentos: Ultracongelador e Forno Combinado.

A seguir falaremos um pouco mais sobre esses fatores.

Técnica do Cook and chill

Cook and Chill, que traduzindo significa cozinhar e resfriar, é a técnica de cozinhar os alimentos previamente e submetê-los a um processo de resfriamento muito rápido. Desta forma, é possível evitar riscos com contaminação e ainda conservar as características do alimento, pois quando regenerado ficará similar a um prato preparado na hora. 

Essa técnica do Cook and Chill, além de dar agilidade e segurança alimentar, também tem outros benefícios, tais como redução de desperdício, menor custo com mão de obra, aumento na produtividade e no shelf life dos produtos prontos.

Para saber mais sobre a técnica, deixamos aqui uma recomendação de leitura -> Cook chill: Passo a passo para ter sucesso com essa técnica

Tecnologia

Como mencionamos anteriormente, para fazer comida congelada com segurança e qualidade são necessários dois equipamentos: Ultracongelador e Forno Combinado.

A seguir você conhecerá mais sobre esses equipamentos e seus detalhes técnicos.

Forno combinado

Forno combinado TSi10 indicado para cook and chill, técnica usada em comida congelada

O Forno Combinado é utilizado em duas etapas: Cocção e Regeneração.

Trata-se de um equipamento versátil, onde é possível realizar diversos preparos. Assar, fritar, grelhar, gratinar, cozinhar e assar com vapor são alguns exemplos.

Na fase de cocção, ele garante que o alimento seja preparado no tempo e temperatura ideal.  A recomendação é cozinhar por mais de 5 minutos, acima de 74°C.

A regeneração do alimento deve ocorrer pouco antes do consumo, o que garantirá a suculência do prato. Nessa fase o Forno combinado é essencial, pois ajuda a manter o controle correto de tempo e temperatura.

Algumas características

Ultracongelador

Ultracongelador indicado para comida congelada, usando técnica de cook and chill

Esse é o equipamento responsável por garantir que a comida seja congelada seguindo as normas de segurança alimentar e conservando suas características.

Só o Ultracongelador consegue baixar a temperatura do alimento de forma muito rápida, tanto para congelamento, quanto resfriamento.

Essa velocidade é o que evita a formação de macrocristais de gelo, comuns no resfriamento lento, preservando assim a cor, sabor e textura do alimento.  

Algumas características:

Crescimento e mercado de comida congelada

Se você ainda tem receio de fazer comida congelada, achando que isso pode prejudicar o seu negócio, fique bem tranquilo.

Nos últimos anos, a procura por esse tipo de refeição cresceu muito no Brasil.

De acordo com pesquisa Nacional Fiesp/Ibope Brasil Food Trends 2020, 34% dos consumidores do Brasil, divididos igualmente entre classes A, B e C, optam pelas refeições congeladas. Uma opção para quem trabalha em tempo integral e possui pouco tempo para se dedicar à alimentação da família.

O mercado é muito amplo:

A Sodexo, referência mundial em serviços de alimentação e qualidade de vida, também adota esse conceito para dar mais agilidade e qualidade na sua operação. Confira o que eles falam nesse vídeo

A Freecook te ajuda a fazer comida congelada com qualidade e segurança

Agora que você já sabe que é possível fazer comida congelada sem afetar o sabor e qualidade do seu alimento, que tal conhecer mais sobre o Forno combinado, Ultracongelador e a técnica do cook and chill?

Faça contato com a equipe da Freecook!

Temos todos os equipamentos necessários para sua operação e muita experiência em atender grandes operações.

Queremos que você produza comida congelada com agilidade, qualidade e seguindo todos as normas de segurança, assim como acontece nas grandes cozinhas industriais que já atendemos.

Clique aqui e fale com um especialista da Freecook ou chame pelo WhatsApp que está no canto da sua tela.

Será um prazer te ajudar. Sucesso!





Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.