Decidiu empreender no setor gastronômico, especialmente com produtos relacionados a café premium, e agora quer saber como montar uma cafeteria? Então leia esse artigo pois vamos te dar umas dicas bem especiais.

O café premium no Brasil

Antes de falar sobre como montar uma cafeteria, vamos trazer alguns dados sobre o setor de café premium no Brasil.

Segundo dados apresentados na Revista Cafeicultura, o café premium está num momento promissor: 

O que é o café premium?

O café premium é aquele preparado a partir de grãos selecionados e onde existe um controle especial desde o plantio até o fornecimento ao cliente.

Esse tipo de café tem o objetivo de atingir um público que valoriza o preparo e a qualidade dos produtos que consome, que gosta de conhecer o processo produtivo e a origem do alimento.

Por isso, para quem está pesquisando como montar uma cafeteria premium é muito importante saber os conceitos e tendências desse setor, pois tudo isso deve ser representado no serviço que será oferecido.

Chef Claudia Krauspenhar, do Vin Bistro, fala sobre isso em entrevista ao canal Bom Gourmet. “Todo esse boom de produtos gourmets trouxe muitas coisas legais e que ajudam a evoluir o paladar das pessoas. Atualmente, a comida e a bebida deixaram de ter apenas o caráter funcional para se transformar em experiências para o consumidor, e o café se enquadra nessa nova configuração”, afirma a chef. 

Como montar uma cafeteria premium em 5 passos

Quem quer saber como montar uma cafeteria premium não pode errar nas etapas de planejamento e execução. Veja algumas dicas bem importantes e que devem ser considerados:

Apesar dos dados apresentados já se mostrarem bastante positivos, é importante fazer uma pesquisa para definir um bom plano de negócios. Nessa pesquisa, avalie pontos como potencial do mercado, logística, preço, preferências de consumo e ações da concorrência, por exemplo.

A sua cafeteria será voltada para um público num perfil mais executivo, que busca um consumo rápido, mas de extrema qualidade ou para pessoas que querem apreciar um café sem pressa e em boa companhia?

Essa informação será de grande importância para acertar na escolha do ponto comercial.

Como falamos, esse é um produto bastante apreciado pelo público A e B, por isso, escolha bem a região, considerando quais são os bairros mais frequentados por essa classe.

Nunca esqueça de avaliar os serviços que são oferecidos no entorno, pois isso agregará ainda mais para o seu negócio e pode ajudar atrair clientes para o seu espaço.

Todos os fornecedores, do grão aos equipamentos, devem seguir o conceito do negócio. Faça uma visita aos fornecedores e avalie desde os processos produtivos até o relacionamento no pós-venda.

Conte com profissionais especializados, tais como arquitetos e projetistas de cozinhas profissionais. Eles não apenas sabem como montar uma cafeteria com perfeição, como também contribuirão para tornar todo o ambiente numa experiência mais completa para o seu cliente.

Acompanhamentos perfeitos para sua cafeteria premium

Dica sobre como montar uma cafeteria: Os pães artesanais com ervas, fazem toda a diferença e atraem clientes.

Não tem como montar uma cafeteria pensando apenas na bebida, lembre-se que os acompanhamentos também são essenciais e dão um toque ainda mais especial para a experiência do cliente.

Pense numa vitrine diversificada, com salgados, tortas, bolos e quiches.

Dentre as opções de salgados, veja algumas alternativas que são bem apreciadas pelos consumidores: 

Uma outra excelente opção são os pães aromatizados com ervas, pois com isso é possível trazer grande diversidade ao seu mix.  Seja ervas frescas ou desidratadas, elas vão dão um toque bem especial aos pães, tanto os doces quanto os salgados.

Na hora de montar a cafeteria de uma atenção especial aos espaço onde esses pães serão expostos, invista na vitrine e decoração.

Confira algumas opções de ervas:

Para a massa conte ainda com outras ervas e ingredientes especiais, tais como gengibre, tomate seco, espinafre, canela, frutas desidratadas e baunilha.

Por fim, uma boa estratégia é investir num forno vitrine, onde você poderá assar os produtos na frente da loja, perto do balcão de atendimento.

Apesar de parecer uma ação simples, assar o produto na frente dos clientes é uma ótima forma de aumentar o consumo, já que as pessoas são bastante motivadas pelos aspectos sensoriais.

Agora que você sabe como montar uma cafeteria premium, está na hora de planejar e fazer acontecer!

um café premium, um bom salgado e ambiente agradável, são detalhes que não podem faltar para quem está pesquisando sobre como montar uma cafeteria

Mais do que ajudar você com informações sobre como montar uma cafeteria, nosso objetivo era te apresentar novas possibilidades nesse mercado premium.

Esperamos que esse artigo faça a diferença e te ajude a começar um novo negócio de muito sucesso.

Comece pelo planejamento, seguindo os 5 passos que orientamos. Depois, é só colocar tudo em ação.

Se precisar de apoio na aquisição dos equipamentos, conte conosco! A Freecook tem tudo que você precisa para montar a sua cafeteria. Trabalhamos com todos os equipamentos para cozinhas profissionais da marca Tramontina, com a linha de pré-preparo da Sammic, além de fornos e equipamentos de panificação da Prática, que é líder nesse segmento.

Conheça nossa linha de produtos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *