As estações mais quentes do ano estão chegando, que tal repensar o cardápio com saladas diferentes para o seu restaurante?

Na primavera e verão é normal aumentar o consumo de alimentos frescos, por isso, diversificar o cardápio é uma ótima alternativa para atrair novos clientes. Para ajudar, apresentaremos 4 dicas de deliciosas saladas preparadas com a técnica de sous-vide, que vão deixar os seus pratos ainda mais gostosos e suculentos. Confira!
4 dicas de saladas diferentes para restaurante
César com frango: Salada tradicional, mas com preparo diferenciado
Ingredientes:
- 1 peito de frango
- Raspa de limão
- 2 g de orégano
- Alface
- Agrião
- Rúcula
- Croutons
- 1 ovo
- 50 ml de azeite suave
- 4 anchovas em salmoura
- 5 g de molho Perrins
- 5 g de vinagre
- 10 g de mostarda de Dijon
- 50 g de parmesão ralado
- Pimenta
- Óleo
Preparação:
Para começar, tempere o peito de frango com sal e pimenta e embale com a raspa de limão, o orégano e um fio de óleo. Cozinhe tudo a 65°C, usando a técnica de sous-vide.
Depois, para fazer o molho César, misture o ovo com o óleo até emulsionar tudo e acrescente as anchovas, a mostarda, o parmesão e o vinagre.
Passado uma hora, retire o frango e marque para conseguir um aspecto torrado.
Para empratar, coloque uma base de alface e por cima disponha o frango filetado, os croutons e regue abundantemente com molho.
A receita é tradicional, mas o que a inclui na lista de saladas diferentes para restaurante é a forma como é preparada. O frango feito no vácuo, além de ficar no ponto perfeito, sem perder a sua suculência, tem os seus sabores ainda mais realçados.
Bacalhau e beringela: Salada diferente para restaurantes que querem texturas suaves

Ingredientes:
- 1 beringela
- sal q.b.
- 1 lombo de bacalhau
- 1 dente de alho
- 10 cl de azeite virgem extra
- pimentões
Preparação:
Primeiro, asse as beringelas com um maçarico de cozinha. Depois, descasque, tempere com sal e pimenta, e embale a vácuo. Para finalizar, cozinhe tudo no sous-vide, durante uma hora a 80°C.
Graças a técnica obtém-se um sabor e aroma fumado, mais intenso e profundo da beringela.
Para o bacalhau, misture os ingredientes e cozinhe a 65°C durante 20 minuto. Depois de terminado o tempo desejado, corte o bacalhau em lascas e reserve.
Desta forma, consegue-se uma confecção perfeita do bacalhau.
Empratamento:
Misture a beringela com tomate cortado em pedaços pequenos, tiras de pimentão assado e um fio de azeite. Disponha tudo num círculo, coloque as lascas de bacalhau por cima, finalizando com pedaço de tomate, pimentões e um fio de azeite.
Esse prato também chama a atenção pela estética, por isso, além de constar na lista de saladas diferentes da temporada primavera-verão do seu restaurante, também é recomendado para o Dia dos Namorados.
Frutos do mar: Salada diferente para restaurantes sofisticados

Ingredientes:
- 100 g de mistura de alfaces
- 4 amêijoas
- 4 camarões
- 4 gambas
- 4 gambões
- 50 g de polvo
- 150 ml de caldo de peixe
- 8 pedaços de pescada
- 1 tomate em rama
- Vinagrete de Módena
- Sal
Ingredientes do vinagrete de Módena:
- 330 ml de azeite suave
- 330 ml de vinagre de Módena
- 15 g de sal
Preparação:
Para preparar o vinagrete de Módena, junte todos os ingredientes e emulsione com um mixer.
Para preparar o marisco, abra as amêijoas numa frigideira, deixe-as arrefecer e reserve. Depois, realize o mesmo processo com os camarões e polvos: saltear, arrefecer e reservar. Em seguida, insira as amêijoas, os camarões, o polvo e o caldo de peixe frio num saco de vácuo pequeno, embale a vácuo e reserve no refrigerador.
Para preparar o pó de alho frito, primeiro lamine uma cabeça de alho. Depois, coloque ½ litro de óleo para aquecer e insira o alho laminado. Deixe o óleo em lume brando, até que o alho fique dourado e crocante. Logo que o alho estiver pronto, passe para uma bandeja com papel absorvente e deixe secar. Por um lado, reserve o óleo para as frituras do peixe. Por outro lado, triture o alho com a picadora até obter o pó de alho e guarde num pote hermético para conservá-lo melhor.
Para regenerar o saco do preparado de mariscos, coloque no sous-vide e regenere a 70º durante 8 minutos. Enquanto isso, tempere a mistura de alfaces e o tomate e disponha sobre um prato fundo. Quando os mariscos estiverem prontos, abra o saco e escorra com um coador sobre uma taça (guardando o líquido do saco).
Frite imediatamente os pedaços de pescada e reserve. Coloque o marisco por cima da mistura de alfaces de forma aleatória, mas ordenada, e adicione os bocados de peixe.
Para acabar, na taça onde ficou o líquido que havia no saco do marisco, adicione um pouco de vinagrete de Módena e emulsione tudo junto para finalmente temperar a salada.
Sem dúvida, uma opção bem sofisticada na lista de saladas diferentes para restaurante.
Nesta receita, utiliza-se o vácuo para regenerar os mariscos. Esta técnica dá mais vida à receita, graças à possibilidade de pasteurizar os mariscos, além de permitir trabalhar de uma forma mais limpa e eficaz.
Codorniz: Saladas diferentes para restaurantes que gostam de produtos nobres e exóticos

Ingredientes:
- 4 codornizes
- 100 ml de vinagre de xerez
- 100 ml vinho branco
- 200 ml de azeite
- 2 folhas de louro
- 2 dentes de alho
- 1 cenoura
- Pimenta branca, 1 colher
- Colorau, 1 colher
- 2 cravos
Preparação:
Para a elaboração desta salada de codorniz, primeiro bride as codornizes para que estas mantenham a sua forma. Em seguida, tempere com sal e pimenta insira nos frascos. Além das codornizes, adicione todos os ingredientes secos no frasco, menos o colorau e a pimenta. Por outro lado, misture o azeite, o vinho e o vinagre com o colorau e a pimenta. Jogue a mistura obtida para dentro do frasco até cobri-lo totalmente.
Após colocar todos os ingredientes dentro dos frascos, tape os frascos e introduza no equipamento de sous-vide a 90°C durante 3 horas. Não esqueça de verificar se o vácuo está ocorrendo perfeitamente dentro dos frascos.
Para fazer a salada, além dos alimentos cozidos, adicione alfaces, frutos secos, gordura e vinagrete de mel. Quanto às codornizes, neste caso, a recomendação é preparar uma salada desossando uma das peças e colocando outra inteira para se ver o resultado.
O preparo com sous-vide deixa a carne fica muito suave e tenra e os aromas não se alteram.
Essa última alternativa da lista de saladas diferentes para restaurantes é bem recomendada para quem quer trabalhar com produtos nobres e exóticos.
Equipamentos para sous-vide
Como você deve ter percebido, todas as receitas apresentadas foram preparadas com a técnica de sous-vide, pois deixam o prato mais suculento e saboroso. Elas foram elaboradas pela equipe de chefs da Sammic, marca líder em equipamentos de preparação dinâmica para cozinhas profissionais.
Para executar essa técnica, apenas dois equipamentos são necessários: Termocirculador e embaladora a vácuo. Para saber mais, recomendamos que você leia o artigo Sous-vide: Passo a passo da técnica e seus benefícios.
Divulgue e lucre com saladas diferentes para restaurantes
Agora que você já tem novas receitas para criar saladas diferentes para o seu restaurante está na hora de sair da teoria e ir para a prática.
O que você precisa fazer?
Testar essas receitas e ver quais delas se adequam ao seu cardápio. Depois, é só divulgar para seu público, usando todos os canais de comunicação: Redes sociais, WhatsApp, Apps, e-mail e site.
Não esqueça de colocar que esse prato será por tempo limitado, apenas na temporada de primavera-verão. Essa ação é importante pois dá sentido de urgência no consumo.
Depois do consumo, peça a opinião dos clientes. Avaliações públicas são muito importante e ajudam na tomada de decisão de futuros consumidores.
Temos certeza que seguindo essas receitas e esse passo a passo de divulgação essas saladas serão sucesso garantindo no seu restaurante.
Experimente!
Fonte das receitas: www.sous-vide.cooking