Se você está planejando investir no segmento da alimentação, provavelmente já se perguntou se abrir hamburgueria vale a pena?
De imediato, podemos afirmar que sim! Dados de mercado revelam que o setor permanece em alta e durante a pandemia cresceu ainda mais, com o delivery.
No entanto, é importante salientar que se trata de um segmento bastante concorrido. Por isso, para conseguir ter sucesso é preciso oferecer diferenciais.
Para ajudar na sua decisão, apresentaremos aqui alguns dados de mercado e dicas de como criar atrativos para o seu negócio.
Mercado de hamburgueria
O hambúrguer está entre os alimentos mais consumidos no mundo e continua sendo uma ótima alternativa para quem quer empreender no setor da alimentação.
Nas plataformas Ifood e Rappi o hambúrguer ficou em primeiro lugar, dentre os itens mais pedidos pelos consumidores brasileiros, ultrapassando a pizza.
Os números impressionam. Em 2019, 26 milhões de pedidos de hambúrgueres foram registrados pelo Ifood, no Brasil. Em 2020, apenas entre os meses de março e agosto, foram 42 milhões de pedidos. Em média, 7 milhões de hambúrgueres vendidos por mês, pela plataforma.
Mas, esse crescimento não é de agora.
Entre 1994 e 2014, o consumo de hambúrguer no Brasil cresceu 575%, segundo levantamento do IGA – Instituto de Gastronomia da Américas.
Tudo isso já demonstra que abrir hamburgueria é um investimento muito interessante, mas as expectativas são ainda melhores.
Acredita-se que o novo estilo de vida do consumidor, que está cada vez mais sem tempo, continuará sendo o fator principal para o crescimento do produto.
Mesmo conscientes da necessidade e importância da alimentação saudável, muitas pessoas continuarão buscando por refeições mais práticas e rápidas, que podem ser consumidas até no carro ou na mesa do escritório, por exemplo.
Nesse quesito, os consumidores entendem que o hambúrguer é a opção ideal.
Vou abrir hamburgueria, e agora?
Se os dados apresentados te motivaram a investir no segmento, agora está na hora de planejar o seu negócio.
Recomendamos que leia o guia Como abrir hamburgueria, criado pelo Sebrae, pois eles apresentam tudo que você precisa saber sobre mercado, público-alvo, exigências legais, informações fiscais e tributárias, estrutura essencial, matéria-prima, fluxo de trabalho, canais de distribuição, divulgação, custos e capital de giro, entre outros fatores.
Depois de entender o básico para abertura da sua empresa, é importante definir uma boa estratégia para o seu negócio se destacar.
A estratégia é a forma como a sua empresa será percebida pelos consumidores.
Geralmente, existem 3 tipos de estratégia competitiva: Diferenciação, Liderança no custo ou Enfoque.
– Estratégia da diferenciação
Focada em oferecer valor aos produtos. Esse modelo é indicado, por exemplo, para quem quer trabalhar com hambúrguer artesanal ou com produtos naturais.
– Estratégia de liderança no custo
Nesse caso, o foco está em negociar bem com os fornecedores, para ganhar no custo, desta forma será possível oferecer produtos similares ao da concorrência, com preços mais competitivos.
– Estratégia do Enfoque
Nesse tipo de estratégia, geralmente se define um nicho específico, por exemplo, público vegano.
Crie valor e diferenciais para sua hamburgueria
Como falamos, o mercado está muito competitivo, então não basta apenas querer abrir hamburgueria, é preciso oferecer diferenciais.
Muitas hamburguerias fecham em menos de 2 anos. Não queremos que o seu estabelecimento seja mais um nessa estatística.
Por isso, além da estratégia, é importante buscar agregar valor para o seu negócio . Oferecer algo que o consumidor não encontrará no concorrente.
Busque proporcionar uma experiência diferente: Exemplos:
- Molhos variados e com novos sabores
- Carnes preparada de forma diferenciada
- Pão assado na hora
- Porções variadas, que vão além da tradicional batata-frita
Também é importante inovar nos serviços prestados, tais como, oferecer atendimento personalizado, um ambiente com características únicas, preparos personalizados, festivais gastronômicos, espaço pet friendly, por exemplo.
Vai abrir hamburgueria focada em diferencial de produto? Invista nas suas receitas
Se você optar pela estratégia da diferenciação, é muito importante pensar em como aplicar essa inovação dentro do produto, variando molhos e, principalmente, o preparo das carnes.
A carne é a grande protagonista do hambúrguer e conseguir oferecer uma textura e sabor diferente, pode ser um grande atrativo para o seu negócio.
Pensando nisso, queremos te apresentar uma receita especial de hambúrguer feito com a técnica de Sous-vide, criado pelo chef da Sammic. Marca que é líder mundial em equipamentos de pré-preparo para cozinha profissional.
O sous-vide proporciona cocção lenta e com grande precisão no controle de temperatura, preservando as qualidades do produto e realçando o sabor e textura dos alimentos.
Resumindo, com ele a carne fica mais macia, suculenta e saborosa. Você já vai abrir a hamburgueria fazendo o maior sucesso!
Vamos conhecer a receita?
Cheddar cheese Burger feito no sous-vide
Ingredientes:
- 200 g carne de vitela picada
- 80 g de entremeada de porco picada
- 1 gema de ovo
- Sal
- Pimenta
- 1 colher de mostarda
- 1 colher de Ketchup
- 1 pão de hambúrguer
- 1 tomate
- 1 picles em vinagre
- Cebola cortada às rodelas
- Alface
- Queijo cheddar
Preparação
Comece temperando a carne com sal e pimenta. Em seguida, amasse a carne com a gema e modele em forma de hambúrguer. Depois, coloque a carne numa bolsa de vácuo e embale a 99%.
Nesta receita, utiliza-se a sonda SmartVide. Comece introduzindo a sonda na carne e programe para que o interior do hambúrguer alcance os 50°C. Para atingir essa temperatura calcula-se que, com 200 g de carne, serão necessários 13 minutos com a água a 65°C.
Logo que a carne alcance a temperatura necessária, retire da bolsa e sele numa frigideira.
Montagem
Toste um pouco o pão na salamandra e, depois, unta com um pouco de mostarda. Em seguida, coloque a carne, o tomate, os picles, a cebola e a alface (temperando com um pouco de vinagrete ficará genial) e, por último, adicione o ketchup.
Gostou?
Ao usar esta técnica de cozedura com a carne do hambúrguer, você terá um resultado excelente, uma vez que com a utilização da sonda é possível alcançar o ponto de cozedura perfeito.
Não se esqueça de preparar um bom molho para acompanhar. Procure investir em sabores diferenciados, tais como tahine, pimenta com mostarda, pimentão, pepino e abacate, por exemplo.
Nos molhos, além do sabor, o mais importante é acertar na textura.
Equipamentos essenciais para quem vai abrir hamburgueria
Outro fator muito importante é acertar na montagem da sua operação, pois esse tipo de serviço exige atendimento rápido e eficiente.
Será necessário montar uma cozinha profissional de qualidade.
O consultor José Aurélio, especialista em projetar cozinhas para o mercado food service, disponibilizou gratuitamente no site cozinha365.com.br um projeto ideal para quem abrir hamburgueria compacta e funcional.
Dentre os equipamentos e mobiliários essenciais, ele destaca:
- Fogão
- Chapa
- Char broiler
- Fritadeira
- Conservador de fritura
- Conservador de proteínas
- Refrigerador
- Coifa
- Prateleiras
- Mesa
- Pia de assepsia
Para complementar, também é importante pensar na linha de pré-preparo
- Balança
- Mixer
- Blender / Liquidificador
- Processador de alimentos
- Espremedor de frutas
Para que se interessar em aplicar a técnica de Sous-vide na cocção das carnes, conforme receita que apresentamos anteriormente, os equipamentos indicados são a Embaladora e Smart-vide.
Destaque-se e se transforme sua hamburgueria numa referência de sucesso
Como apresentado nesse artigo, abrir hamburgueria vale muito a pena, pois a demanda é extremamente aquecida.
Mas, entrar no mercado oferecendo o que já existe pode ser um risco para os investidores.
No entanto, quem fizer um bom planejamento, estratégia, criar diferenciais de negócio e acertar na estrutura conseguirá ter sucesso.
Esperamos ter ajudado com essas dicas e informações relevantes sobre esse mercado. Que elas contribuam para que você tome sua decisão com mais segurança e tranquilidade.
Sucesso!