5 ideias de cozinha profissional pequena e funcional para quem quer abrir um bar, bistrô, lanchonete, hamburgueria ou pizzaria
Cada tipo de negócio na área da alimentação tem um perfil de operação, por isso planejar uma cozinha profissional pequena e funcional é a melhor forma de garantir um bom fluxo de trabalho e atendimento da demanda, de acordo com o tipo de serviço.
Para quem está planejando abrir um bar, bistrô, lanchonete, hamburgueria ou pizzaria, confira a seguir as dicas de equipamentos que não podem faltar nesses estabelecimentos.
Cozinha profissional pequena para bar
Um bar geralmente possui duas cozinhas, sendo uma para atendimento e a outra para suporte.
A cozinha de atendimento é aquela que possui balcão e onde são preparadas todas as bebidas.
Por ser uma cozinha profissional pequena e exposta ao cliente, é importante que ter muita organização.
Os equipamentos essenciais para elas são: Balcão refrigerado, lavadora de copos e xícaras, refrigerador ou dispensador para chopp, congelador horizontal, refrigerador vertical para bebidas e fabricador de gelo.
Na parte de preparação, contar um liquidificador potente e silencioso faz toda a diferença. Ele vai garantir o preparo de coquetéis perfeitos, gerando menos barulho ao ambiente, um fator que é muito importante para garantir conforto e bem-estar aos clientes.
Na cozinha de suporte é o local onde serão preparados os aperitivos e porções que acompanharão as bebidas.
O cardápio de um bar é bem diversificado, por isso, é preciso pensar em equipamentos que possibilitem os mais variados preparos, desde pratos fritos a assados, tais como batata-frita, empadas e porções de carnes grelhadas.
Dentre os equipamentos da linha de cocção, destacaremos 7 que ajudam nesses preparos: Fogão, fritadeira, conservador de fritura, chapa, processador de alimentos, mixer e forno, no estilo speed-oven.
Cozinha profissional pequena para bistrô
Compacto e aconchegante o bistrô é um tipo de restaurante que conquista os apreciadores de uma refeição no estilo francês.
Os pratos costumam ser simples, seguindo preparos clássicos e muito saborosos.
Panquecas, crepes, massas, fondue, risotos e carnes são alguns exemplos do que é servido nesse estabelecimento. Além disso, também tem as deliciosas sobremesas, tais como petit gâteau, cheesecake e mil folhas, e as bebidas variadas que vão desde um café tradicional a um bom vinho ou espumante.
Para atender essa demanda, não pode faltar os seguintes equipamentos de cocção: Fogão francês, banho-maria, cozedor de massa, forno e salamandra.
As carnes preparadas no bistrô geralmente são feitas com uma técnica especial, chamada sous-vide, que garante mais sabor e suculência ao alimento.
Para essa técnica é necessário ter dois equipamentos específicos: Embaladora a vácuo e termocirculador. Esses equipamentos são bem compactos, o que facilita a utilização dentro de uma cozinha profissional pequena.
Cozinha profissional pequena para lanchonete
Lanchonetes geralmente trabalham com cozinha profissional exposta, onde toda operação pode ser acompanhada pelo cliente.
A cozinha funciona como uma linha de produção, onde cada estação complementa o preparo do prato, composto geralmente por lanche, acompanhamento e bebida.
Os itens essenciais são: Chapa, fritadeira, conservador de fritura, refrigerador com cabeçote, refrigerador vertical e lavadora de copos e xícaras.
Na parte de preparação, 4 itens são essenciais: O processador de alimentos, espremedor de frutas, blender e mixer. Eles ajudam a dar agilidade no preparo dos sucos, coquetéis e molhos.
Cozinha profissional pequena para hamburgueria
Número um dentre as franquias de fast food, as hamburguerias estão em pleno crescimento.
Geralmente são instalados em espaços compactos, por isso é fundamental ter uma cozinha profissional pequena mas muito funcional, que garante praticidade e facilidade operacional.
Assim como as lanchonetes, a hamburgueria também trabalha de forma exposta e em linha de produção. Além disso, os equipamentos utilizados também são similares.
Nesse tipo de negócio destacamos os cuidados com os processos principais, que envolvem um grelhado perfeito, um pão macio e bem selado, além de deliciosos molhos.
Para dar mais qualidade aos processos citados acima, é preciso contar com os equipamentos a seguir: Char broiler, conservador de proteína, tostador de pão e mixer combinado, composto por batedor e triturador.
Cozinha profissional pequena para pizzaria
Seja apenas delivery ou salão, uma pizzaria deve estar preparada para atender a alta demanda em horários concentrados.
Os equipamentos devem garantir boa capacidade produtiva e manter a qualidade da pizza.
Sem dúvida, o forno é o coração desse estabelecimento. Ele pode ser de alvenaria ou elétrico, a gás ou lenha. O importante é proporcionar a temperatura adequada para a perfeita cocção da pizza.
A cozinha deve conter equipamentos que ajudem a dar eficiência ao preparo das massas e das coberturas. Dentre os itens mais importantes, destacamos: Refrigerador com cabeçote, refrigerador vertical, masseira e divisora de massa.
O que mais não pode faltar numa cozinha?
Toda cozinha profissional pequena também requer mobiliários compactos, de qualidade e em aço inox.
Mesa, mesa com cuba, prateleira, estante, lavatório de assepsia, grelha de piso e carro para detritos são alguns dos mobiliários que não podem faltar nesses estabelecimentos.
Coifa e exaustores também são importantes, pois são responsáveis por purificar o ar e eliminar as fumaças e vapores gerados dentro da cozinha.
Por fim, a lavadora de louças é outro item indispensável. Seguindo as normas imposta pela Anvisa, esse equipamento garante a correta higienização de louças e talheres, evitando contaminação cruzada.
Acerte na sua cozinha!
Procuramos trazer aqui todos os equipamentos que são essenciais para equipar uma cozinha profissional pequena de forma eficiente e funcional, respeitando as características de cada segmento.
No entanto, sabemos que para garantir o melhor fluxo para uma operação é preciso fazer uma profunda análise sobre cardápio, demanda, capacidade produtiva, entre outros fatores que impactarão na produtividade.
Nesse sentido, o ideal é contar com a ajuda de um profissional. Existem consultores e projetistas especialistas em cozinha e que podem dar a melhor orientação.
Além de montar um projeto ideal para sua cozinha, esse profissional consegue definir quais e quantos equipamentos serão necessários para garantir que o trabalho seja realizado com agilidade e precisão.
Onde comprar esses equipamentos?
Existem diversos fornecedores de equipamentos para cozinha profissional. Para acertar na escolha, avalie o tempo de experiência, a qualidade dos equipamentos, serviços de assistência técnica e garantia.
Priorize comprar esses equipamentos em um único fornecedor, pois além de facilitar a negociação pode gerar uma redução com custo logístico.
Todos os equipamentos mencionados nesse artigo você encontra na Freecook. A empresa trabalha com as marcas Tramontina, Prática e Sammic. que são referência em sua área de atuação.
Para saber mais sobre os equipamentos, clique aqui e fale conosco.
Sucesso!