A técnica de cortar legumes e outros alimentos com extrema precisão e padrão, tais como o corte julienne, deve ser visto além de uma habilidade dos cozinheiros, mas como uma possibilidade de diversificar o buffet e, com isso, conquistar e fidelizar mais clientes.
Todo mundo gosta de chegar em um restaurante no estilo self-service e se deparar com aquela variedade de opções. Tratando-se ainda de um restaurante comercial, que geralmente está localizado em áreas empresárias e atende um público recorrente, isso se torna muito necessário, para evitar a sensação de “comer sempre a mesma coisa”.
Sendo assim, explorar os vários tipos de cortes é uma excelente alternativa para deixar o buffet mais diversificado, bonito e atrativo. Lógico, que sabor também não pode faltar.
No entanto, sabemos que quando se pensa em diversificar o cardápio e a forma de montar o buffet, variando os tipos de corte, a primeira coisa que se pensa é: Vai demandar muito tempo da equipe e atrapalhar o fluxo de trabalho da cozinha.
Bom, se o que citamos acima é um problema no seu restaurante, saiba que é totalmente possível realizar corte julienne, brunoise, noisette, entre outros, com muita agilidade, padrão e economia. Tudo isso, sem afetar o trabalho da equipe.
Quer saber como?
Confira a seguir, pois iremos te apresentar um equipamento que é muito utilizado nas cozinhas industriais de grande porte, sendo a solução ideal para quem quer diversificar nos cortes de legumes, entre outros alimentos.
Processador de alimentos: Cortes padronizados e com rapidez
Te apresentamos agora o Processador de alimentos da Sammic, um dos modelos mais modernos do mercado.
Ele ajuda a dar agilidade na execução de diversos tipos de processos, tais como cortes em rodelas, fatias, ondulados, cubos e palitos, além de ralar, picar e ajudar no preparo de purês.
Com esse equipamento você vai muito além do corte julienne. Sua ampla linha de discos e grelhas opcionais, quando combinados, conseguem executar cerca de 70 tipos diferentes de corte, nas espessuras de 2mm a 25mm.
Assim, o cozinheiro só precisa usar a criatividade para diversificar o buffet.
Interessante, não é mesmo?
Para que você possa entender um pouco mais sobre o equipamento, te convidamos para conferir p Processador Sammic em operação, assistindo o vídeo a seguir:
Muito além do corte julienne, confira os principais tipos de corte que você conseguirá fazer com o processador Sammic
Como citamos, além do corte Julienne, com o processador da Sammic é possível fazer vários tipos de cortes. A seguir vamos citar os 12 mais procurados:
- Allumette: Estilo batata palha
- Brunoise: Cubos minúsculos (0,3 cm)
- Batton: Estilo batata frita de bastão grande
- Battonnet: Estilo Batton, mas com espessura ainda mais fina
- Chateau: Corte torneado, em formato amêndoa
- Chiffonade: Tiras bem finas, como feito na couve
- Gomos: Estilo batata rústica
- Jardineira: Cubos de 1 cm
- Mirepoix: Formato de pequenos cubos (8 mm)
- Noisette: Forma de bolinhas e em tamanhos diversos
- Rondelle: Clássico corte em rodelas, que pode ser fina ou grossa
- Vichy: Corte arredondado, comum em cenouras
De corte Julienne a Vichy em poucos minutos
Agora que você viu como o Processador trabalha, queremos destacar outro ponto muito importante. Além do padrão e agilidade, outro benefício do processador é a produtividade
Faça uma simples avaliação: Quanto tempo um cozinheiro leva para fazer ao menos 150kg de cenoura ou batata em corte julienne? Agora, avalie quanto tempo esse mesmo cozinheiro levará para fazer a mesma quantidade, no entanto com vários tipos de cortes?
Certamente demandará tempo que pode ocasionar em problemas na execução do processo, pois a medida que o profissional fica cansado, o corte pode ser afetado.
Dentre os principais problemas do excesso de trabalho repetitivo e manual estão a falta de padrão e maior perda de matéria-prima.
Nesse ponto, a tecnologia também faz a diferença e se destaca. Com motor de 365 rpm e potência total de 550 w, o Processador da Sammic, modelo CA 31, tem capacidade produtiva entre 150 a 450 kg por hora. Uma variação que depende do alimento que será manipulado.
Com ele, você terá produtividade máxima em pouco tempo.
Não tenha medo de variar
Estudo Pesquisa+Valor, realizada em 2019 com o apoio da Ticket, revelou que 60% dos trabalhadores preferem almoçar em restaurantes comerciais e self-services. Eles são fiéis a rotina, mas buscam por uma boa refeição que contenha alimentos que lhe deem prazer e um dia a dia saudável.
Diversificar o cardápio é um desafio, no entanto é um caminho para proporcionar o melhor para esse perfil de cliente.
Procuramos abordar aqui uma forma de facilitar a execução dos mais variados tipos de cortes, pois acreditamos que essa é uma solução simples, rápida e de fácil aplicação, que pode gerar grande benefício para quem atua no self-service.
Como citamos no início do artigo, esse pode ser um caminho para conquistar e fidelizar mais clientes.
Não podemos esquecer que comer é um prazer, onde o sabor é importante, mas o visual também conta. Por isso, repense seu cardápio e não esqueça de considerar o corte julienne, chateau, jardineira ou rondelle como opções para variar o visual do seu buffet.
Saiba mais sobre o Processador Sammic
Se você se interessou por esse processador da Sammic, saiba que a Freecook é representante exclusiva da marca no Brasil, garantindo entrega rápida e assistência total.
Entre em contato conosco para saber mais, clicando aqui ou pelo WhatsApp.
Leitura recomendada: Conheça as soluções Sammic, referência em equipamentos de preparação dinâmica para cozinhas industriais.