Final de ano está se aproximando e diversas padarias já começaram ofertar panetones gourmet. Se você é do segmento e não se planejou para atender essa demanda saiba que está perdendo uma excelente oportunidade de aumentar seus lucros.
A boa notícia é que ainda dá tempo de se preparar. Para te ajudar, vamos te dar alguns passos do que você vai precisar para começar sua produção de panetones gourmet o quanto antes. Confira!
Por onde começar?
O ideal seria ter iniciado o processo em outubro, para que as vendas já começassem em novembro.
Agora é correr para organizar toda a operação. A primeira etapa é fazer uma breve pesquisa e verificar o que o mercado está oferecendo. Avalie concorrentes e referências no segmento. O mais importante é identificar os sabores oferecidos, insumos utilizados, tipos de fermentação e preços aplicados.
Com isso, você já terá informações para definir como será o seu produto, as variações que irá oferecer e qual preço adotar.
Depois, é hora de pensar na operação, avalie se a sua estrutura atual comporta a produção desses panetones gourmet e se a sua equipe está habilitada. Faça testes, se necessário, de treinamento e, principalmente, avalie o impacto que o produto terá em todo seu fluxo de trabalho.
Nessa etapa, também é importante fazer uma avaliação dos equipamentos. Veja se a sua padaria possui todos os itens necessários para garantir uma produção rápida, eficiente e com muita qualidade. No próximo tópico citaremos quais são equipamentos essenciais para a produção de panetone.
Por fim, é hora de escolher a embalagem. Não se esqueça de valorizar a apresentação, tanto do produto, quanto da caixa.
Os panetones gourmet possuem um valor acima dos convencionais, devido todo trabalho artesanal que é realizado e ingredientes diferenciados com que é preparado. O consumidor precisa perceber isso desde o primeiro momento.
Equipamentos essenciais para a produção de panetone.
Como mencionamos é possível que sua padaria já tenha todos os equipamentos necessários para preparar os panetones gourmet.
Caso não tenha, verifique com as lojas especializadas em equipamentos para cozinhas industriais, qual a disponibilidade de pronta-entrega. Os equipamentos são:
Amassadeira
A amassadeira vai facilitar o preparo da massa. Escolha a opção espiral que garante mais maciez e desenvolve corretamente a rede de glúten, também conhecida como ponto de véu.
Resfriador de água
O resfriador vai garantir que você trabalhe com a água na temperatura correta. O recomendado é utilizar água gelada, entre 2°C a 5°C.
Câmara de controle de fermentação
Para preservar a correta umidade da massa, durante o processo de fermentação, as câmaras de fermentação são perfeitas aliadas. Elas evitarão que os panetones gourmet fiquem ressecados.
Outra vantagem é que ela padronizará o processo, já que independe das condições climáticas.
Forno
Para assar você pode contar com forno turbo, rotativo ou de lastro.
Os modelos turbo e rotativo funcionam comtemperatura menor devido à ação do ar quente forçado. Já o modelo de lastro, opera com temperatura mais alta e sua transmissão de calor ocorre por condução.
Você já tem a receita dos seus panetones gourmet?
A receita original do panetone leva água, farinha, fermento, açúcar refinado, manteiga, ovo, sal, uva passa, frutas cristalizadas e baunilha.
No entanto você pode inovar. Afinal, acertar na receita é o segredo de sucesso de todo bom produto alimentício e você já deve saber bem disso.
Na internet você encontrará várias possibilidades. Faça alguns testes e veja qual a opção ideal para que você prepare um produto saboroso e de extrema qualidade.
Outra opção é contratar um especialista em panetones gourmet, que dará toda a orientação necessária para uma boa receita, além de dar treinamento para a equipe.
Depois de definido, não esqueça de montar a ficha técnica, para garantir que os processos sigam de forma padronizada.
O mais importante é selecionar bem os produtos e sempre trabalhar com ingredientes com qualidade superior.
Nãos se esqueça que o consumidor de panetones gourmet busca algo artesanal, que surpreenda pela qualidade e diferenciais de preparos e sabores.
Procure explorar os sabores típicos da sua terra e provocar misturas novas. Ingredientes tais como chocolate branco, pistache, chocolate belga, açaí, avela torrada, são alguns exemplos. Também não esqueça de pensar nas opções para os adeptos da alimentação saudável ou veganos.
Algumas tendências
A confeiteira Marrara Bortoloti, citou em seu canal, algumas tendências para 2021. Dentre elas, destacamos três:
- O Naked Panetone
Panetone cortado em fatias horizontais e recheado como se fosse um Naked cake
- Tiro de mini panetones gourmet
Uma excelente opção para dar de presente
- Panetone trufado
Nesse caso, o diferencial fica pela qualidade do produto e pela mistura de sabores, como chocolate belga com maracujá, por exemplo.
Não perca a oportunidade de aumentar o lucro da sua padaria vendendo panetones gourmet.
Como citamos, muitas padarias já começaram a venda de panetones e o ideal seria ter iniciado em outubro. No entanto, com agilidade e foco é totalmente possível aproveitar essa oportunidade ainda esse ano.
Além disso, essa poderá ser uma experiência muito interessante e que te deixará mais preparado para aproveitar melhor outras datas, com a Páscoa, por exemplo.
Esperamos que esse artigo tenha contribua com os seus negócios. Se precisa de ajuda sobre os equipamentos, conte conosco!
Sucesso!